VEM DAÍ

SITE SDPJV Aveiro | PÁGINA Facebook

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

FAMÍLIA, LUGAR DE AFECTOS


Começámos o mês de Dezembro de volta dos afectos, com o primeiro EFATHA deste ano. A primeira edição da proposta de formação EFATHA, teve como tema “Família, Lugar de Afectos” e contou com cerca de 20 participantes. Foi um sábado caloroso, onde se falou de família, relações interpessoais e afectos, num dia marcado pela troca de experiências. 


O encontro contou com a Psicóloga Belmifer Maio que abordou os "Afectos na Família de Hoje", dando especial importância à forma como se deve abordar os jovens em situações de luto e de divórcio. É notória a necessidade de uma atenção redobrada em situações destas, principalmente nos jovens, dada a construção da personalidade e, é notória também, a necessidade de ter em conta que "cada caso é um caso" e que o apoio só pode ser feito se for individual e adaptado à pessoa e à situação em causa. 

No decorrer do encontro, foram dadas a conhecer duas entidades do Concelho de Ílhavo que se dedicam aos afectos: a Obra da Criança, pela Irmã Mafalda e o CASCI - Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo, pela Drª Mafalda. Incluídas na temática "Experiências em Família", estas duas instituições vieram partilhar todo o trabalho desenvolvido e a realidade em que os seus jovens vivem. Para muitos, estas instituições acabam por ser a família que nunca tiveram, a oportunidade de serem felizes e de se tornarem alguém. Da necessidade de praticar a solidariedade, crescem projectos como estes que se dedicam a apostar na essência dos mais desfavorecidos, sendo casos de sucesso porque acreditam verdadeiramente no potencial de quem apoiam. 

A resumir o encontro a ideia de que a família é muito mais que dar vida, é antes saber cuidar, saber partilhar, fazer crescer, educar e ensinar a amar! De um encontro de humanos sedentos de mais e melhores afectos, surgiu um novo empenho na aposta desta temática que acompanha o ano pastoral. 

Sem comentários:

Enviar um comentário