VEM DAÍ

SITE SDPJV Aveiro | PÁGINA Facebook

terça-feira, 16 de agosto de 2011

OS DIAS DE PRÉ-JORNADA EM PRIEGO DE CÓRDOBA

No primeiro dia, 12 de Agosto, consagrado ao arciprestado de Priego, o grupo fez uma peregrinação com oração mariana ao Santuário da Virgen de La Sierra, em Cabra, que terminou com eucaristia. A tarde foi passada num complexo desportivo com os 245 jovens a fazerem a festa dentro de água entre mergulhos e melodias cristãs. Nesta tarde de convívio participaram também todos os padres do arciprestado bem como a delegada da juventude da localidade, entidade que promoveu esta festa de verão.


No sábado, 13 de Agosto, os jovens estiveram nas várias paróquias por onde se distribuíram, desfrutando de visitas guiadas aos vários locais de interesse das localidades. Ao final do dia, o grande grupo reuniu-se na procissão ao Nuestro Padre Jesús Nazareno. Esta procissão saiu propositadamente nesta data, assinalando a passagem dos jovens portugueses em pré-jornada na cidade, e  à qual se associou uma verdadeira multidão de devotos. Esta manifestação de religiosidade sai todos os anos à rua na semana santa e no último domingo de Maio. Em 128 anos, esta foi a terceira vez que percorreu as ruas da cidade por um motivo especial, sendo que a última aconteceu no final da guerra civil espanhola.


A 14 de Agosto, último dia em Priego, os jovens peregrinos participaram em eucaristias nas diversas paróquias de acolhimento, despedindo-se das comunidades. Multiplicaram-se abraços e fez-se a festa, onde se trocaram lembranças e votos de continuação de boa Jornada.


Já na cidade de Córdoba, e com os restantes 4000 jovens que estiveram nesta Diocese, os peregrinos aveirenses tiveram oportunidade de visitar a Catedral (antiga mesquita). Depois de integrarem mais uma procissão que terminou com oração Mariana na catedral, o grupo seguiu para o estádio El Fontanar onde pernoitou e esteve em vigília de oração eucarística. Esta segunda-feira, 15 de Agosto, feriado que celebra a Assunção de Nossa Senhora, a eucaristia de envio foi presidida por D. Demétrio, Bispo da Diocese de Córdoba, que na homilia motivou os jovens para a grande semana de comunhão em Jornadas Mundiais, desafiando a juventude a olhar para Maria como primeira discípula no caminho para o Filho.









Os 245 Jovens inscritos pelo SDPJV Aveiro já estão em Madrid, instalados a sul da cidade, no complexo da Universidade Politécnica da capital espanhola. Na agenda dos próximos dias, os jovens têm catequeses, festas da juventude por toda a cidade e, no dia 18, o grande encontro dos cerca de 11 mil portugueses, no Madrid Arena, com os seus Bispos. Neste mesmo dia, o Papa Bento XVI chegará a Madrid, para celebrar esta grande festa católica com os jovens de todo o mundo.


2 comentários:

  1. Todos os dias visito, emocionada e curiosa, as actualizações desta peregrinação mundial...mas especialmente porque se fala dos "meus" , gentes de Aveiro...

    Um bem haja a todos...
    Beijos
    Cátia Lima
    Águeda

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a Catia!!! ... nem mais nem menos... isso tudo! Tudo =)

    Cathy
    Vagos

    ResponderEliminar